sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Fisioterapia Vaginal - 3ª Sessão

Olá meninas, como vão? Tenho sentindo falta de algumas por aqui! 
Estou na correria, final de ano é sempre corrido, né?
É trabalho, estudos, casa, sessões de terapia e fisioterapia... ufa! E ainda tenho que encontrar um tempinho para as compras de natal.
Espero estar perdoada por não ter postado antes sobre minha 3ª sessão com a fisio e também as 2 primeiras de terapia. Mas a terapia ficará para um próximo post, ok?

Então vamos ao que interessa!
Já lhes disse que estou amando as sessões. Elas têm sido mesmo bastantes proveitosas.
Já me sinto mais segura com os exercícios e bem menos constrangida em ter que realizá-los na presença da fisioterapeuta.
Sempre começamos pelos exercícios de respiração, depois contrair e relaxar os músculos e por fim introduzir os dedos.
Nesta última sessão fui apresentada à famosa sonda vaginal insuflável.
Não tive medo, ele até que é bonitinho! :)



A fisio queria colocar, mas preferi eu mesma fazer, me sinto mais segura.
Então introduzi com facilidade, (não sei exatamente o tamanho e a espessura dela, mas é um pouco maior e pouco mais larga que o 4º dilatador) e começamos os exercícios. Movimentos de vai-e-vem, em círculos e movimentos rebolando e subindo e descendo o quadril (rimos bastante com este último hahaha...). Introduzir a sonda foi fácil, mas os movimentos com ela não foram. A fisio disse que é normal, disse ainda que meu tratamento está indo muito bem. Não podemos esquecer que ainda estamos na 3ª sessão.
A fisio não inflou a sonda, achou melhor deixarmos para a próxima sessão, pois considerou que eu já tinha me esforçado muito nesta. Tirei e coloquei a sonda várias vezes, e para não corrermos o risco de estressar a vagina (rs...), paramos por aí.

O conselho que dou a vocês é que quem puder faça fisioterapia uroginecológica/vaginal, vale muito a pena, vocês se sentirão muito mais seguras e preparadas para tratar o vaginismo.

Até mais! Beijos. <3


9 comentários:

  1. Olá amigas, tbm sofro de vaginismo.
    Comecei o tratamento e acredito que a mudança no pensamento é muito importante. Sei que é difícil mas temos que parar de pensar que a vagina é trancada..Temos que pensar que ela é elástica e a dor realmente não existe, se existir um incomodo é totalmente suportável.
    Comecei introduzindo o cotonete e imaginei que iria doer, sangrar etc.. quando percebi que não senti naada.. absolutamente nada fiquei tão radiante q parecia que tinha feito uma grande descoberta.. kk daí pra frente foi somente ir aumentando o grau de 'dificuldade' ..kkk
    Ainda tenho muito caminho a percorrer mas tenho fé que irei conseguir..
    Bjos e muita força..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem-vinda ao blog.
      A fisio sempre me diz isso, nós vagínicas temos que nos conscientizar da elasticidade de nossas vaginas, foi feita para se abrir, a dor é tratável.
      Tenho certeza que todas nós conseguiremos e vamos desfrutar da plenitude sexual.
      Abraços.

      Excluir
  2. Melissa, parabéns pelo blog e por compartilhar suas experiências.
    Tb tenho vaginismo e estou fazendo terapia, mas ainda não tem me ajudado, gostaria de fazer fisioterapia, mas não encontrei na minha cidade. Poderia detalhar como funciona os exercícios de relaxamento? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o blog tem sido algo libertador pra mim.
      A terapia faz bem, mas é algo a longo prazo, também estou fazendo e, assim como você, ainda não vi resultados, mas um dia fará, temos de ter paciência.

      Quanto aos exercícios, faço o seguinte: em minha casa procuro um local em que me sinta à vontade, tranquilo... coloco uma música calma, me deito com as pernas esticadas e braços rente ao corpo, durante uns 5 minutos tento não pensar em nada, a não ser no meu corpo relaxado. Quando sinto q o corpo está completamente relaxado começo a contrair a barriga, conto até e relaxo, depois os glúteos e vagina conto até 10 e relaxo. Por fim, contraio a vagina e os glúteos bem rápido, repetindo 20 vezes.
      Logo após, relaxo mais uma vez tudo o corpo e começo a massagear a área próxima da vagina pra tentar sentir se há alguma região tensa, se houver, massageia até sentir que não há mais tensão.
      A partir daí já me sinto pronta para começar a introduzir os dedos e os dilatadores.
      Espero ter ajudado.
      Boa sorte. Beijos.

      Excluir
    2. Ah, esqueci de falar da respiração. Faça tudo respirando bem fundo pelo nariz e soltando bem devagar pela boca, isso faz toda a diferença.

      Excluir
    3. Melissa obrigada pela sua disposição pra ajudar.
      Depois volto pra contar como foi.
      Bjus.

      Excluir
  3. Olá, sou casada há 4 anos, mas ainda não consegui uma penetração completa, quero muito ter um filho, nunca consegui fazer nem um exame ginecólogico, sempre saio do ginecologista chorando e me sentindo a mulher mais incapaz do mundo! Já fui a uma psicóloga, mas acho q ela n tinha experiencia no assunto! Vi no seu blog sobre fisioterapia ginecológica e estou pensando em fazer também, mas tenho vergonha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sei bem o que você tem passado, também vivi isso.
      Hoje ainda não estou curada, mas já evoluí bastante.
      A vergonha é uma das barreiras que devemos vencer, não permita que ela te impeça de realizar seu sonhos. A fisioterapia é mais ou menos como se fosse uma visita ao ginecologista. Você não precisa se preocupar eles estão acostumados a lidar com o problema e sabem muito bem como ajudar nos mínimos detalhes.
      Se quiser podemos conversar melhor por e-mail: nessaalda32@gmail.com.
      Abraços.

      Excluir
  4. Olá! também sofro de vaginismo e estou a procura de uma fisioterapeuta, porém esta não me colocou muita confiança de que poderia me ajudar em algo. Deveria mesmo assim insistir na fisioterapia? ou procurar uma fisioterapeuta uroginecológica?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Pode voltar que terá uma resposta minha, ok? :)