quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Psicoterapia

Olá pessoal, hoje falarei brevemente sobre as sessões de terapia. Até agora só fiz duas, por isso, ainda não dá pra avaliar muita coisa.

Como lhes contei no post Terapia Sexual, nunca gostei muito deste tipo de intervenção. Não gosto de me expor, sou bastante reservada, mas como o meu objetivo é me curar do vaginismo e uma das vertentes para a cura é a terapia, decidi que não fugiria mais dela. 

Bem, até agora, não foi nenhum castigo ir às sessões. Gostei da psicóloga, e gostei principalmente do fato de ela já ter atendido a outras vagínicas. 
Ela é bastante atenciosa, na semana passada não pude comparecer, então ela me ligou querendo saber se estava tudo bem, como tinha sido minha semana, se havia obtido algum progresso... gosto de pessoas que nos tratam como pessoas, não simplesmente como coisas.

As sessões consistem basicamente em falar, falar, falar e falar mais um pouco (rs...).
Ela faz algumas perguntas sobre a família, a infância, sobre o casamento e muitas outras coisas, e me deixa livre pra ir respondendo, às vezes ela interrompe e faz perguntas do tipo "o que você sentiu? medo, vergonha, raiva?", e vai anotando tudo que vou dizendo.
Falamos sobre as sessões com a fisio, o que sinto com as sessões, como tenho me saído, se tenho feito os exercícios em casa...

Conversamos sobre vários assuntos que de maneira direta ou indiretamente possam ter influenciado para que eu tenha desenvolvido o vaginismo. As vezes parece que o assunto não vai nos levar a lugar nenhum, mas o simples fato de me fazer refletir já é válido.

Uma coisa que estranhei foi o fato de ela não ter me aconselhado a parar com as tentativas de penetração.
Na maiorias das histórias que li, os terapeutas aconselhavam parar até que a pessoa se sentisse realmente pronta, assim evitaria certas frustrações e a pessoa não correria o risco de perder a credibilidade no tratamento e em si mesma.
Talvez seja porque, no meu caso, o grande problema não seja mais conseguir a penetração, e sim as dores e incômodo que sinto com o pênis dentro da vagina.

Como eu disse, anteriormente, ainda é muito cedo pra fazer algum  tipo de avaliação, tanto da psicóloga para comigo, quanto de mim para com ela, mas o importante é que tenho me sentido bem.
Com as festas de final de ano, a clínica entrará em recesso e o nosso próximo encontro só acontecerá
em janeiro.

Se houver qualquer novidade, voltarei para contar, ok?
Até breve!

PS. Amanhã terei mais uma sessão com a fisio, e assim como a psicóloga, ela também entrará em recesso. :(

10 comentários:

  1. Amo a terapia, sempre vejo meninas reclamando, mas p mim tem feito muito bem.
    A minha terapeuta é terapeuta sexual e tb é bastante atenciosa, me sinto a vontade com ela, mas ela sempre deixa claro que a terapia tem dia p começar mas não tem data certa p terminar, td vai depender de como eu respondo ao tratamento, temos que ir com calma.
    Meninas, se precisarem de indicação para BH, eu tenho quem indicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônima.
      Também tenho gostado da terapia, tem me feito bem, mas já fiz parte das que reclamam, mas acredito que seja mais uma forma de "defesa", inconsciente. No fundo temos muito receio de nos abrirmos sobre o vaginismo.
      Minha terapeuta também deixou claro que a terapia tem efeito a longo prazo, algumas respondem rápido ao tratamento, outras não. Cada um tem seu tempo, né? Se puder, deixe seu contato para que as demais, que tenham interesse na terapeuta, encontrem você.
      Abraços.

      Excluir
    2. Oi, gostaria de indicação de terapeuta em BH. Vc tbem faz fisioterapia? Aguardo contato. marylago22@yahoo.com.br

      Excluir
    3. Olá, Mary, desculpas pela demora em te responder. Segue contatos de fisio em BH.
      Abraços.

      Dra. Rafaela Cristina de Souza Arraes [CREFITO-4 143.594-F]Atendimento Clínico e DomiciliarAv. Alvarenga Peixoto, 1132, 2º piso - Santo Agostinho - (31) 3051-2951 / 8466-9579
      rafaelaarrais@yahoo.com.br

      Dra. Sheila Spagnol de Oliveira Salvaterra [CREFITO-4 159.108-F]Consultório de Fisioterapia Pélvica Rua do Ouro, 93 S/502 - Serra - (31) 9191-9604
      sheilaspagnol@hotmail.com

      Dra. Meg Martins Fisioterapeuta Especializada em Saúde da Mulher pela UNICAMP. Belo Horizonte e Contagem. (31) 3044-3099 (31) 9118-5320
      Contatos: www.fisioterapiaembh.com.br

      Excluir
  2. Melissa, sinto que 2014 será o ano da nossa vitória.
    2013 foi o ano que tomei a atitudes de procurar ajuda. Ñ acreditava mais que a cura seria possível, mas hj tenho certeza dela. Blogs como o seu me ajudaram demais, agradeço por existirem pessoas que tem a coragem de expor seus problemas e assim ajudar a outros.
    Vamos vencer.
    Bjos ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, agradeço pelo comentário otimista, também creio que 2014 será o ano da cura!
      Há alguns anos tenho colocado a cura do vaginismo como uns dos meus principais alvos, e creio que este é o último ano que o colocarei como alvo.
      A cura está muita próxima para nós, pois saímos do comodismo e não estamos mais esperando que ela caia do céu, nós a estamos perseguindo e estamos perto de alcançá-la. :))
      Abraços.

      Excluir
  3. Ei Melissa, como vai?
    Eu tb iria começar meu tratamento nesta época, mas devido as festividades do fim de ano, decidi começar somente no começo do próximo ano, assim meu tratamento não teria pausas.
    Parabéns tenho acompanhado suas evoluções, em breve serei eu.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida, como vai?
      Também pensei nisso, mas eu não podia esperar mais. Tive um súbito de coragem e não poderia esperar ela passar, sabe como é, né?
      Com certeza, muito em breve será você. Nos conte tudo, ok?
      Abraços.

      Excluir
  4. E as sessões com a psico, como andam? Gostaria de mais detalhes.
    Ainda tá fazendo? tem sido proveitosa?
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeee,
      sim, ainda estou sendo acompanhada pela psico, mas até agora não consegui muitos avanços, pelo menos não que eu pudesse perceber. Proveitosa sempre é, é sempre bom podermos aliviar nossas bagagens dos problemas, é bom poder olhar nos olhos de alguém e contar as nossas lutas, sempre saio de lá me sentindo renovada.
      E com você, como andam as coisas?
      Abraços.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário!
Pode voltar que terá uma resposta minha, ok? :)